Site Loader
R. Javaés, 741 – Bom Retiro, São Paulo – SP

Sustentabilidade não é uma preocupação só da indústria. É uma preocupação que deve permear todas as  nossas atividades, o que inclui também a organização de festas e eventos. Você sabia que é possível organizar um evento sustentável? É sim, e para isso separamos aqui algumas dicas de como fazer isso: 

Tendas – ao invés de construir uma estrutura para seu evento, aposte no uso de tendas. Elas são práticas e podem ser montadas e desmontadas quantas vezes você quiser, podendo ser reutilizadas em diversos eventos.

Iluminação – escolha sistemas de iluminação e lâmpadas mais econômicas, como as de LED, que duram muito mais que as comuns. Lembre-se que as lâmpadas frias gastam menos energia que as quentes,  que pode gerar uma economia de até 80% com iluminação.

Transporte alternativo – opte pela contratação de fornecedores da região onde o evento irá acontecer, estimule o uso do transporte coletivo e promova campanhas de carona. Esteja, sempre que possível, atento para opções que emitam menos CO2.

Copos especiais – não use descartáveis. Se o uso de copos reutilizáveis for desaconselhado, use os eco cups, que são mais resistentes e podem levar a marca do evento, sendo ainda um brinde bem bacana. 

Resíduos – a melhor maneira é planejar o que será feito com eles: o óleo usado na produção de alimentos pode ser enviado para empresas que fazem sabão; os materiais gráficos podem ser feitos em papéis ecológicos; as garrafas podem ser recolhidas e recicladas; e o lixo orgânico pode ser transformado em adubo. Lógico, seu evento vai precisar de um sistema de coleta seletiva que permita a reciclagem, a reutilização e o descarte inteligente.

Água – para estimular a economia, coloque avisos nos banheiros e em todas as fontes de água do evento. Também é possível otimizar o uso, reutilizando a água nos processos que permitem e evitando produtos químicos que poluem as reservas naturais (opte pelos biodegradáveis).

Ingressos – se possível, opte pela venda online, que permite que o participante apresente o ingresso via aplicativo. Isso reduz a necessidade de impressão, evitando gastos e desperdício de papel.

Se você tomar estas medidas, divulgue-as. Vamos fazer do mundo um lugar melhor!